Função

Função é uma lei ou regra que associa cada elemento de um conjunto A a um único elemento de um conjunto B. O conjunto A é chamado de domínio da função, enquanto o B é denominado de contradomínio da função.

funcoes_01.gif

A figura acima também pode ser representada por meio de uma expressão algébrica:

51190348_60_62821207_6112.jpg

Com essa definição pode-se dizer que função representa a regra de dependência entre dois conjuntos. Conhecendo-se a regra e um valor, é possível determinar qual o outro valor. Por exemplo, conhecendo a regra (função) e um elemento do contradomínio, é possível determinar o valor equivalente no domínio, e vice-versa. Assim, matematicamente dizemos que uma função é uma relação tipo y = f(x), sendo que x é um elemento do domínio da função e y é um elemento do contradomínio, também conhecido como conjunto imagem da função.

Toda função é definida por uma lei de formação, responsável por relacionar os dois conjuntos A e B. Através da álgebra, as funções expressam de forma clara e inequívoca essa relação. Por exemplo, a função f(x) = x + 2 define a regra para determinar o valor de y a partir da adição de duas unidades ao valor de x.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License